A Mostra de Dança XYZ, idealizada pelo produtor cultural Marconi Valadares, chega à sua quarta edição e acontece de 19 a 28 de fevereiro de 2016, em Brasília-DF. A proposta é de apresentar a grande amplitude do conceito de dança que existe dentro do rótulo: “Dança Contemporânea”.

 

Criada em 2006, a mostra tem como o objetivo o fomento do mercado de dança de Brasília, valorizando e investindo na visibilidade da produção local, criando espaços de difusão dos trabalhos de dança contemporânea e promovendo a troca de ideias e de conhecimentos entre companhias e artistas convidados de outros estados do Brasil e a comunidade artística brasiliense.

 

Foi pensando assim, que a IV Mostra de Dança XYZ incluiu na sua programação dez trabalhos de dança contemporânea, uma exposição com Instalação coreográfica, um lançamento de site interativo e atividades formativas e de intercâmbio que incluem, uma residência artística, dois workshops/residência, dois workshops de 3 horas, um seminário e um projeto de criação de texto analítico em dança. Serão nove dias com atrações vindas de várias cidades e estados do Brasil, como Teresina-PI, Rio de Janeiro-RJ, Goiânia-GO, Belo Horizonte-MG, Maceió-AL e claro, trabalhos de Brasília-DF.

 

O nome ‘Dança XYZ’ surgiu da percepção de que a dança contemporânea esta imersa em novos paradigmas como a quebra do código, a delimitação da não delimitação, a regra da não regra, a construção de novas referências ou a busca da não referência. Era preciso encontrar um anti-rótulo que emoldurasse um festival e abarcasse ao mesmo tempo o fato de que a dança se apresenta a cada dia mais ampla e diversa. A mostra surgiu da necessidade de difundir essa dança tornando visível ao público esse seu diferencial.

 

Já fizeram parte da programação das edições anteriores as companhias e artistas: Alaya Dança-DF, Anti Status Quo Companhia de Dança -DF,Basirah -DF, Cia Márcia Duarte-DF, Eliana Carneiro -DF, Margaridas -DF, Ary Coelho, Cristina Moura – RJ, Andrea Jabor–RJ, Maura Baiocchi -SP, Lakka -MG, Cris Oliveira e Carlos Arão -MG.